PROPOSTA PEDAGÓGICA
ÍNDICE
Da Identificação da Escola……………………………………………………………………………………Pag. 02
Caracterização da Escola ……………………………………………………………………………………..Pag. 02
Diagnóstico………………………………………………………………………………………………………….Pag. 03
Objetivo da Escola………………………………………………………………………………………………..Pag. 04
Recursos Humanos……………………………………………………………………………………………….Pag. 07
Organização Geral………………………………………………………………………………………………. Pag. 07
Plano de Curso……………………………………………………………………………………………………..Pag. 09
Projetos para 2025………………………………………………………………………………………………. Pag. 13
Anexo I – Quadro de Professores…………………………………………………………………………… Pag. 18
Anexo II – Quadro de Pessoal Técnico-Adm. e Pedagógico………………………………………. Pag. 19
Anexo III – Calendário Escolar………………………………………………………………………………. Pag. 20
Anexo V- Matriz Curricular – Ensino Fundamental……………………………………………………. Pag. 21
Anexo VI – Ed.Infantil……………………………………………………………………………………………. Pag. 22
Proposta Pedagógica
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Estabelecimento:- Colégio Fonte do Saber
Endereço: Rua Lisboa, n° 305 – Parque Continental II – Guarulhos – SP. Cep: 07.084-170.
Entidade Mantenedora:- A Escola a Fonte do Saber Educação Infantil LTDA. CNPJ- 52.269.091/0001-69
Supervisão Escolar:- Diretoria Regional de Ensino Guarulhos – Norte
Nome do Diretor :- Samara Cristina Zitto
E-mail:- allibaruk@gamil.com
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Cursos oferecidos 2025: – Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º aos 5º anos).
Educação Infantil – Pré-escola.
Períodos de Funcionamento: Manhã e Tarde.
Horário de Funcionamento:
Período da Manhã – Educação Infantil – das 08h00 às 12h00 – Fundamental – das 07h00 às 12h00
01 sala de aula
Jardim II
01 sala de aula
Pré
01 sala de aula
1º ano
01 sala de aula
2º ano
01 sala de aula
———-
Horário de Funcionamento:
Período da Tarde – Educação Infantil – das 13h00 às 1 7h00 – Fundamental – das 13h00 às 18h00
01 sala de aula
Jardim II
01 sala de aula
Pré
01 sala de aula
3º ano
01 sala de aula
4º ano
01 sala de aula
5º ano
- Quadro de horários dos Professores (Anexo I).
- Quadro de horários do pessoal Técnico-Administrativo e Pedagógico (Anexo II).
3. DIAGNÓSTICO
- Realidade: O colégio de Educação Infantil Fonte do Saber, está localizado numa rua pouco movimentada, mas bem conhecida do bairro. O Bairro é considerado de periferia, mas apresenta boas construções, existem vários comércios e o transporte é bem servido por várias linhas municipais e intermunicipais.
- Clientela: Nossa clientela procede de vários bairros próximos e nos aspectos econômico, financeiro e social e heterogêneo. As Famílias são em média de dois a três filhos e alguns pais são separados e os filhos são criados por um dos cônjuges ou parentes.
De recreação e solário, cinco salas de aula, três banheiros (Ensino Fundamental), dois banheiros (Educação Infantil), sala de professores, dois banheiros para uso de professores, um banheiro (portadores de necessidades especiais), depósito para produtos de limpeza, dois pátios coberto, duas varandas, uma quadra esportiva. - Infra-Estrutura Física: O prédio de alvenaria tem ótimas condições de conservação e higienização. Há uma recepção, uma área livre para circulação, dois refeitórios, diretoria, área
- Instituição Auxiliar: A escola, visando o aprimoramento do processo educacional, poderá contar com instituições auxiliares como: Assistência, Psicológica, Neuropsicopedagogia, Fonodióloga, Clubes e Centros de Recreação.
Pessoal Docente (Vide anexo I)
Serviços de apoio técnico-pedagógico:
- A equipe técnica-pedagógica proporciona apoio aos docentes e discentes, suprindo as necessidades da U.E.
4. OBJETIVOS DA ESCOLA
São Objetivos gerais da escola, além daqueles previstos na Lei Federal nº 9394/96.
- Criar, oferecer e aproveitar condições favoráveis ao desenvolvimento harmonioso do aluno nos aspectos cognitivo, social, afetivo e perceptivo motor, respeitando sua individualidade e valorizando sua potencialidade.
- Criar um ambiente rico em estímulos e situações desafiadoras onde o aluno tenha possibilidades de descobrir, criar e reinventar.
Específicos:
- Proporcionar situações em que o aluno torne-se capaz de participar e cooperar nas atividades, elaborando e respeitando regras de forma a desenvolver sua autonomia como indivíduo e elemento do grupo.
- Estimular a capacidade de reflexão do aluno propiciando oportunidades nas quais tome consciência de suas ações, tornando-se um ser pensante, crítico e inovador.
- Promover atividades diversas que levem a aquisição, construção e/ ou apropriação do conhecimento por parte do educando através de realização de experiências próprias, orientadas ou de livre escolha.
- Atender integralmente os dispositivos legais vigentes relativos ao atendimento, guarda e proteção às crianças sob sua responsabilidade.
Proposta Educacional:
Nossa proposta pedagógica está embasado nas disposições contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e suas atualizações; na Lei nº 8.069/90, que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente e nas demais legislações em vigor oriundas do Conselho Nacional de Educação (CNE), contemplando as propostas pedagógicas para o ensino fundamental, pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC e pelas legislações educacionais estaduais e federais que orientam a educação online e por pressupostos teóricos que explicitam as concepções de criança, educação e sociedade, buscando delinear o indivíduo que queremos formar numa perspectiva interacionista/ construtivista. O trabalho realizado no interior da escola deverá ter qualidade que se reflita no benefício às crianças, na busca de uma sociedade brasileira mais democrática. Pretendemos trabalhar os seguintes aspectos:
Sócio afetivo: a criança valorizando sua identidade, sua auto-imagem, no seu processo de integração grupal, no convívio com as diferenças;
Cognitivo: O desenvolvimento do pensamento através da troca de informações, a construção de conceitos e noções, o relacionamento com o mundo físico, enfrentando desafios;
Linguagem: O desenvolvimento de diferentes formas de representação, inclusive como instrumento de socialização e base para a construção da linguagem escrita;
Psicomotricidade: explorando o corpo através de atividades planejadas com vistas ao desenvolvimento sadio.
A integração das áreas do conhecimento propiciará uma educação integral não fragmentada, de maneira que haja construção da autonomia, da cooperação, do enfrentamento da solução de problemas, da responsabilidade e da atuação crítica e criativa.
Metas e Ações:
- Metas
Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisam estar presentes nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas. É tarefa primordial do colégio a difusão de conteúdo. Não conteúdos abstratos, mas vivos e concretos, portanto, indissociáveis da realidade social. Um ensino que segue a linha diálogo – ação – compreensão – participação baseada em relações diretas da experiência do aluno, o que se presta aos interesses sociais, já que a própria unidade escolar pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática. A condição para que o colégio sirva aos interesses sociais e garantir a todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos curriculares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos. Entendida nesse sentido, a educação é uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada, a uma visão organizada e unificada.
- Ações.
Em síntese, a atuação do Colégio consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental por meio da aquisição de conteúdo e da socialização, para uma participação organizada e ativa da democratização da sociedade. Se o objetivo do Colégio é privilegiar a aquisição do saber, e de um saber vinculado à realidade social, é preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos e que estes possam reconhecer nos conteúdos, o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.
Nossa proposta metodológica tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, inspirada nas teorias de Jean Piaget e Maria Montessori, adaptadas e transformadas ao ensino tradicional, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica sequencial do mesmo na vida escolar do aluno.
Inspirado na psicogenética de Jean Piaget e nas propostas educacionais de Maria Montessori, buscamos a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais, de onde são originadas todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.
Capacitação profissional dos docentes através de formações significativas que possam contribuir com sua prática pedagógica.
Promover momentos de leitura, reflexão e troca de experiências, para professores e funcionários.
Incentivar e propiciar a participação dos professores em curso de capacitação.
Utilizar todos os recursos do colégio e até mesmo fora dele, em benefício dos alunos, para consecução dos objetivos do colégio, tais como:
Visitas a exposições
Pesquisas
Passeios
Atividades lúdicas
Integração pais/filhos/escola
Reuniões bimestrais com os pais, direção e professores.
Reestruturação das reuniões de pais e mestres, propiciando oportunidades para que todos participem do processo educacional.
OBS: A programação de visitas e passeios vide calendário escolar.
Educação Especial
Visando ao atendimento de alunos da Educação Especial o colégio adotara as seguintes ações:
- garantir o acesso para estudantes com deficiência à educação especial em suas dependências.
- ressignificação da educação escolar, garantindo o sucesso para a aprendizagem de todos.
- buscar adaptações curriculares que atendam às necessidades e expectativas do aluno, assegurando uma educação de qualidade para todos.
- formação continuada para o professor, com previsão e provisão de recursos necessários à sua capacitação.
- garantia de um projeto pedagógico que possibilite resgatar a cidadania e o direito do aluno, possibilitando a construção de seu projeto de vida.
RECURSOS HUMANOS
- professores,
- diretor,
- secretária
- auxiliar de serviços gerais
ORGANIZAÇÃO GERAL
- Matriz curricular – Ensino fundamental I (Anexos III) Vide anexos III.
- Matriz curricular de Educação Infantil (Anexo IV) Vide anexo IV.
- Calendário Escolar (Anexo V)
Vide anexo V.
- Matrículas:
As matrículas nesta U.E. são feitas como iniciais no princípio do ano letivo ou de transferência de alunos, de unidades escolares da rede pública ou privada, para os cursos de Educação Infantil ou Ensino Fundamental anos iniciais, de 1º ao 5º ano. No curso de Educação Infantil, a matrícula ocorrerá em classe de acordo com a faixa etária, Pré: 04 anos, Pré II: 05 anos.
Transferência: Para efeito de matrícula por transferência, será solicitada apresentação dos seguintes documentos:
Requerimento dirigido ao Diretor de Escola e assinado pelo pai ou responsável;
Xerox da Certidão de Nascimento;
Xerox do documento de identidade ou similar (se possuir);
Xerox do RG e CPF do responsável;
Histórico escolar, para alunos que vierem transferidos;
2 fotos 3×4;
Xerox da carteira de vacinação;
Comprovante de Endereço;
Carteirinha do convênio ou SUS
Classificação e reclassificação:
A classificação ocorrerá: Por promoção ao final de cada série do ensino Fundamental; Por transferência, para candidatos de outras escolas do país ou do exterior, através de requerimento dirigido ao diretor de escola, a qualquer época do ano;
Mediante avaliação feita pelo colégio para alunos sem comprovação de estudos anteriores, observados o critério de idade e outras exigências específicas do curso.
A reclassificação: Para o estudante da própria escola, a reclassificação deverá ocorrer, no máximo, até o final do primeiro mês letivo e, para o estudante recebido por transferência ou estudos anteriores, em estrangeiro, com ou sem documentação comprobatório de estudos anteriores, em qualquer época do período letivo.
Adaptação:
As adaptações serão feitas, através de atividades ou aulas, se houver classes em período diverso ao que o aluno estuda dirigido pelo professor do aluno e da disciplina, sob a coordenação da equipe pedagógica, levando em consideração as seguintes indicações:
- Componentes curriculares objeto de adaptação;
- Processo de adaptação prevista, para cada caso, o procedimento pedagógico a ser adotado, bem como o professor responsável, o horário fixado para frequência do aluno.
Aproveitamentos de estudos:
O aproveitamento de estudos se dará através de uma prova de conhecimento, elaborada por uma equipe de professores, designada pelo Diretor.
Frequência e compensação de ausência:
A frequência dos alunos é verificada durante a chamada realizada pelos professores e a sua porcentagem é acompanhada pelo mesmo, se necessário for a compensação de ausência será realizada em outro período ou realização de trabalhos.
Avaliação do rendimento escolar, promoção, recuperação e retenção:
Os estudos de recuperação serão desenvolvidos em suas modalidades: contínua, paralela e intensiva, esta última com pelo menos cinco dias.
A recuperação é um processo contínuo, paralelo e concomitante ao desenvolvimento normal do currículo, corrigido, no decorrer do período letivo, as possíveis distorções de aproveitamento e intensificando-se, após o término do mesmo, para alunos que o concluírem com insuficiência de aproveitamento.
Procedimento para acompanhamento e avaliação: O acompanhamento é feito
bimestralmente através de conselho de classe e série, onde se verifica o progresso dos alunos, através de notas de 0 (zero) a 10 (dez), obtida pelos resultados da média final seis (seis), verificando–se assim a assiduidade, problemas pessoais e familiares que interferem na aprendizagem. A avaliação é continua, porém com caráter diagnóstico.
Critérios para acompanhamento: O acompanhamento na avaliação do aproveitamento, tem preponderado os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, os resultados da avaliação de aproveitamento são expressos em notas de escala de 0 (zero) a 10 (dez).
Controle: O controle dos resultados de avaliação e do aproveitamento são registrados bimestralmente, nos diários de classe e em tarjeta que são enviadas à secretaria, nos prazos estipulados em cronograma, para fins de escrituração nas fichas individuais e atas de resultados finais do rendimento escolar. O registro do desempenho do aluno de educação especial deverá refletir seu rendimento escolar, em relação ao planejado na adaptação curricular registrada na Ficha Pedagógica Individual. Esgotadas todas as possibilidades de avanço no processo de escolarização e constatada significativa defasagem entre idade e série/ano frequentado, a escola poderá viabilizar, ao aluno com severa deficiência intelectual ou grave deficiência múltipla, grau de terminalidade específica do Ensino Fundamental, certificando-o com o termo de conclusão de série/ano, acompanhado de histórico escolar que apresente, de forma descritiva, as competências por ele desenvolvidas.
PLANO DE CURSO: OBJETIVOS
Educação Infantil e Ensino Fundamental, conforme a Lei Federal 9394/96, visam à educação básica.
Educação Infantil:
Levar o Educando a desenvolver suas funções psiconeurológicas e cognitivas, proporcionando condições ambientais para que possa construir seus próprios conhecimentos e a perceber dialeticamente as relações entre os diversos aspectos da realidade em constante transformação, sendo capaz de observar, construir conceitos, receber e dar informações, avaliar e criticar os dados e criar novas relações entre eles e aplicá-las a uma nova situação;
- Procurar levá-lo dentro do aspecto afetivo emocional a sentir-se e equilibrado, obtendo assim a capacidade de perceber e avaliar seu papel dentro do contexto social e individual;
- Do ponto de vista físico, contribuir para a formação de hábitos sadios, pela valorização da música, da arte, dos esportes e da expressão corporal, como forma comunicação.
Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano):
- Levar o educando à continuação do desenvolvimento das funções básicas, num processo de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes de valores;
- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões individuais e coletivas;
- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio cultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, da etnia ou outras características individuais e sociais;
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
- Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
- Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
- Utilizar as diferentes linguagens, verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar, e usufruir as produções culturais, em contexto público e privado, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
- Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Síntese do Conteúdo Programático do Ensino Fundamental – Anos Inicias (1º ao 5º ano):
LÍNGUA PORTUGUESA /GRAMÁTICA: – Processo de alfabetização através do desenvolvimento do Sistema Funcional da Linguagem e da Escrita; Divisão Silábica, Acentuação Gráfica, Emprego do Hífen, Orientação Ortográfica, Estrutura e Formação das Palavras, Morfologia das Palavras, Classes das Palavras Fonética, Micro estrutura do texto, Macro estrutura do texto.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA: – A terra brasileira; Formação da Terra e do Povo Brasileiro; Localização do homem no espaço, Tempo e transformação da paisagem pelo trabalho; Moradia; Família; Municípios; Estado e Nação; Os símbolos Nacionais; A constituição dos poderes governamentais; Os Continentes; As Américas; América do Sul; As adversidades culturais do mundo atual versus globalização cultural; cartografia.
CIÊNCIAS: – Constituição do Sistema Solar; Alimentação e vida saudável; Matéria e Energia, Eletricidade, Água, ar e vento; Ecologia; Reino Animal; Reino Vegetal; Anatomia humana; Reprodução humana; preservação do meio ambiente.
MATEMÁTICA: – Número inteiro; Operações Fundamentais; Problemas; Divisibilidade, Números fracionários, Operações fundamentais com frações; Sistema de Numeração Decimal; Geometria, Medidas; Sistema monetário brasileiro; Porcentagem.
EDUCAÇÃO FÍSICA: – Esquema corporal: orientação espaço – temporal; localização de si e de algo no espaço; Capacidades Físicas: Coordenação Global e seletiva; habilidades motoras; combinação de movimentos com desportos; Jogos e atividades de socialização e cooperação; Jogos de estafa; Exercícios rítmicos, danças e coreografias; combinação de movimentos com desportos; regras gerais.
ARTES: – Comunicação visual, Artes, cultura e criatividade; Tipos de arte, Desenho das cores; Geometria criativa; História da arte; Pintura e obras; Desenho geométrico; Classificação das linhas e figuras geométrica; Música, Anúncios, jornais, cartazes e livro infantil; A arte através da manifestação folclórica; calendário cívico.
Acompanhamento e avaliação da síntese do conteúdo programático:
acompanhamento é feito com avaliações mensais e bimestrais, através do conselho de classe, onde se verifica o progresso dos alunos, através dos resultados das avaliações obtidos pelos mesmos, verificando-se assim os progressos, assiduidade, problemas que possam estar inferindo na aprendizagem. Se dá também através de conceitos, disciplina, aproveitamento, interesse e participação; O controle é feito pela direção, suporte técnico pedagógico e especificamente pelo professor, através de conceitos digitados em ficha individual, com ênfase na porcentagem de frequência; Avaliação dos trabalhos individuais ou em grupos, participação em sala de aula do aluno, são avaliados pelos professores de forma contínua, tendo como parâmetros os objetivos a serem atingidos.
Síntese do Conteúdo de Programático do Ensino de Educação Infantil:
Todo conteúdo de educação infantil terá tratamento metodológico como atividades, visando aos objetivos do curso e desenvolverá em grandes áreas: Comunicação e Expressão, Meio Físico Social, Pensamento operacional e concreto e saúde. Haverá uma aula de Inglês e Informática. As atividades específicas, que constarão do plano escolar do professor, visarão a estimulação destas áreas e farão parte do currículo deste o maternal ao Pré, com carga horária distribuída proporcionalmente pelas diferentes turmas atendendo o estágio de desenvolvimento da idade cronológica e mental do educando, sempre flexível, para atendimento das diferenças individuais.
ÁREA DE ESTIMULAÇÃO: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO: Atividades que levam a criança ao desenvolvimento das habilidades perceptivas e expressivas (uso dos sentidos e da linguagem verbal, plástica e corporal e sonora) de modo a perceber o mundo que a rodeia, facilitando a comunicação.
ÁREA DE ESTIMULAÇÃO: FÍSICA E SOCIAL: Atividades que levam a situar-se a realidade física e social do meio em que vive e utilizar os seus recursos pessoais, nas suas experiências e as que a escola irá favorecer, para que viva e conviva harmoniosamente.
ÁREA DE ESTIMULAÇÃO: PENSAMENTO OPERACIONAL CONCRETO: Atividades que levam a criança a adquirir uma infra-estrutura de noção qualitativa necessárias a aprendizagem científica elementar ao desenvolvimento do raciocínio operacional concreto: atividades concretas que desenvolvam as capacidades lógicas, atividades sob a forma de problemas, para a criança buscar soluções.
ÁREA DE ESTIMULAÇÃO: SAÚDE: Atividades que levam a criança às práticas adequadas em relação à saúde, no seu cotidiano. Atividades que tendo em contas os conhecimentos, costumes e condições sócio–econômicas das famílias, das condições de saúde da região, dos valores e hábitos da comunidade, levando a criança a vivenciar valores e adotar comportamento adequado, em relação aos hábitos de saúde.
PROJETOS PARA 2025
PROJETO: DIA DA FAMÍLIA
Justificativa:
A escola comemora o “dia das mães”, porém tem como objetivo principal o “dia da família”.
Objetivo:
Atribuir valores às famílias e integrá-las à escola.
Objetivos Específicos:
Reconhecer a importância do novo modelo família, mostrando ao educando que não existe a chamada “família padrão”, proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares.
Conteúdos:
Dia da Família
Metodologia:
Conversa informal com os educandos sobre a importância da família na vida deles:
Cartões e cartazes com montagens e desenhos.
Avaliação:
A escola realiza sua Festa Junina com a comunidade escolar, visando desenvolver o resgate social e exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas.
A avaliação é contínua através da observação feita pelo professor no desempenho, participação e criatividade dos alunos no projeto.
PROJETO: FESTA JUNINA
Justificativa:
Objetivos Gerais:
Possibilitar conhecimento sobre festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, religiões, pratos típicos, trajes e danças; Conteúdos:
Diferenças culturais;
Diferenças regionais;
Tradições e costumes;Conhecer as características da festa junina; valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao homem do campo e ao seu trabalho; incentivar o trabalho em grupo dos alunos; estimular a participação em diversas brincadeiras, levando-os a conhecer os costumes; valorizar tradições, diferenças e respeito às diferenças religiosas.
Objetivos Específicos:
Metodologia:
Socialização do conhecimento que cada criança possui; – Cantar e dançar canções de festa junina
PROJETO: DIA DAS CRIANÇAS
Justificativa:
A criança tem o direito de ser feliz, valorizada e respeitada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social, proporcionando à criança um ambiente acolhedor.
Objetivo:
Tornar a escola espaço de desenvolvimento da criatividade, visando à aprendizagem e inclusão.
Objetivos Específicos:
Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse são variadas e interessantes, proporcionando ao aluno oportunidades de lazer e sociabilidade;
Conteúdos:
Datas Comemorativas: Dia das Crianças;
Metodologia:
Capa para trabalho;
Desenhos para colorir;
Gincana;
Passeio para a Chácara Encantada e;
Entrega de lembrancinhas para os alunos.
Avaliação:
A avaliação deve respeitar o desenvolvimento de cada aluno e a importância de cada atividade proposta pelo professor. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude ordenada do professor dentro do espaço escolar.
PROJETO: MOSTRA CULTURAL
Tema: EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Justificativa:
Mostrar aos alunos e comunidade escolar, que educação financeira é um conceito possível ser passado para gerações.
Contextualizar a realidade com a necessidade de economizar, para obter mais qualidade de vida.
Objetivo Geral:
Despertar uma consciência de controle financeiro, em uma nova realidade mundial.
Objetivos Específicos:
Promover a integração social de toda a equipe escolar com a comunidade, com o objetivo da transmissão de informações, que conduzam educandos e familiares a uma visão de mundo melhor.
Conteúdos:
Cofres confeccionados pelos alunos;
Gastos em supermercados;
Gastos com veículos: combustível, manutenção, impostos e taxas. – Posso economizar, basta me planejar; – Casa de câmbio; o que é; como devo usar.
Sonhar, poupar para realizar.
Metodologia:
Realização de um evento, envolvendo pais, professores, alunos e demais membros da comunidade escolar, dando oportunidades para todos se sentirem parte do projeto, ajudar na execução do mesmo.
Avaliação:
A avaliação foi feita através de relatórios produzidos pelos educadores. Incentivou-se a realização de trabalhos diversos pelos educandos.
Anexo I
Quadro de Professores – Turno – Série
| Nome do Professor | RG | Escolaridade | Série | Turno |
1. | A contratar | ———- | —————- | Jardim II | Manhã |
2. | A contratar | ———- | —————- | Jardim II | Tarde |
3. | A contratar | ———- | —————- | Pré | Manhã |
4. | A contratar | ———- | —————- | Pré | Tarde |
5. | A contratar | ———- | —————- | 1º ano | Manhã |
6. | A contratar | ———- | —————- | 2º ano | Manhã |
7. | A contratar | ———- | —————- | 3º ano | Tarde |
7. | A contratar | ———- | ————– | 4° ano | Tarde |
8. | A contratar | ———- | —————- | 5° ano | Tarde |
9. | A contratar | ———- | ——————- | Educação Física | Manhã e Tarde |
10. | A contratar | ———- | ——————- | Artes | Manhã e Tarde |
11. | A contratar | ———- | ——————- | Inglês | Manhã e Tarde |
11. | A contratar | ———- | ——————- | Árabe | Manhã e Tarde |
Anexo II
Quadro do Pessoal Técnico Administrativo e Pedagógico.
| Nome | Cargo Função | Escolaridade | Documento |
1. | Samara Cristina Zitto | Direção | Licenciatura em Pedagogia. | 32.950.885-4 |
2. | A contratar | Secretária | ——————- | ——————- |
3. | A contratar | Auxiliar de Serviço Geral | ——————- | ——————- |